A tecnologia ao alcance de todos

Saiba quem somos e o que deu origem à Umaker e o que nos motiva dia após dia na nossa missão

A Umaker nasceu da vontade de ensinar tecnologia em um modelo diferente do tradicional. Sua equipe é formada por engenheiros, professores e pesquisadores. Com históricos profissionais complementares, todos compartilham a vontade de tornar a tecnologia acessível a todos aqueles que queiram aprendê-la. Tradicionalmente a tecnologia possui um status de ser difícil de aprender, demandar anos de estudo e ser cara. Vendo que essa imagem não reflete a realidade, a equipe começou a se aprofundar em como ocorre o ensino de tecnologia ao redor do mundo e estudar as melhores práticas e metodologias de seu ensino. Assim, desenvolvemos cursos com um caráter bastante prático, mão-na-massa, mas sempre mantendo um alto grau de exigência na qualidade teórica dos assuntos abordados. A Umaker possui um forte laço entre a pesquisa acadêmica e atuação no ensino de tecnologia diário por meio da Adoro Robótica, empresa com a qual se fundiu no início de 2020. Todos os cursos da Umaker são realizados fornecidos pela Adoro Robótica. Isso permite que cada aula, atividade ou evento criado pela Umaker esteja sujeito a um olhar pedagógico e prático por parte dos profissionais da Adoro Robótica e também científico por meio da equipe de pesquisa da Umaker.  sempre em busca da melhoria contínua.  Por meio da metodologia ativa de ensino, unida à pedagogia e à andragogia, focamos em abrir as portas do mundo da tecnologia para crianças, adolescentes e adultos.

A equipe de ambas as empresas possuem uma forte relação com o CEFET/RJ, possuindo neste time ex-alunos, professores e pesquisadores. Pesquisas em parceria com esta instituição centenária trazem uma característica única de inovação às empresas. A experiência de ensino de tecnologia tanto no nível técnico, como superior e pós-graduação de seus membros permite que seus cursos reúnam as melhores abordagens tanto a nível acadêmico como a nível prático e cotidiano. Nossos cursos abordam as áreas da educação maker, sendo elas: eletrônica, programação, robótica, impressão 3D, entre outras.

Nós também atuamos na área de ensino tecnológico e desenvolvimento de kit’s voltados à educação tecnológica para crianças, adolescentes e adultos. Por meio do ensino e do desenvolvimento de kit’s eletrônicos também permitimos que o uso de tecnologia seja adaptado e ensinado às necessidades das diferentes faixas etárias. Enquanto para um adulto é interessante fazer seus próprios projetos, seja como hobby, ou como forma de empreender criando e inserindo um novo produto no mercado, para os mais jovens o foco em desenvolvimento cognitivo é mais predominante. Ao lidar com tecnologias em grande expansão no mundo e que se mostram como presentes no ambiente de trabalho em um  futuro próximo, as crianças e os jovens se preparam para o futuro ao mesmo tempo que aprendem.

Desta forma, a Umaker, unida à Adoro Robótica, prepara diferentes faixas etárias para lidarem com tecnologias que permitam transformar projetos, ideias e inspirações em realidade .