Curso Maker

Tech

O Curso Maker Tech tem a duração de 20 aulas, de acordo com o curso e consiste na formação geral que permita ao aluno utilizar habilidades de eletrônica, programação, mecânica, robótica, entre outras, para desenvolvimento de projetos e soluções. O conceito Maker é uma evolução do DIY (do it yourself, em tradução livre, "faça você mesmo") incrementando ao processo criativo o uso da tecnologia disponível no mercado a preços acessíveis ao consumidor comum. Desta forma, o aluno possuirá aptidão para desenvolver seus próprios projetos em casa como um hobby podendo inclusive seguir rumo a uma atuação profissional futura.

Este curso é oferecido em três modalidades: Kids, Teen e Adults. O conteúdo de tais modalidades varia de acordo com o perfil dos alunos. O curso Adults também se destina a educadores. As configurações Kids e Teens se constituem em manter um, dois ou três alunos por bancada. Já na configuração Adults a distribuição de alunos por bancadas é individual ou em duplas.

Este curso ocorre nas nossas instalações, na sede da empresa, e também é oferecido a turmas prontas, como escolas, cursos, associações e empresas. Em cursos para turmas externas, a Umaker leva todo o material e os profissionais para manter a qualidade das aulas.

Para mais informações sobre as próximas turmas ou para turmas externas, entre em contato conosco!

Emitimos certificado!

 

Curso Maker Tech
Kids

É a versão do Curso Maker direcionada às crianças na faixa etária de 5 a 9 anos. Este curso inicia com um enfoque mais independente do computador para que o aluno desenvolva uma compreensão mais lúdica dos conceitos de programação, sistemas de numeração e outros tópicos mais abstratos necessários ao desempenho da atividade maker. Após o domínio de tais conhecimentos o curso se desenvolve normalmente com conteúdos de projetos utilizando eletrônica, programação, robótica e impressão 3D.

20%

Mensalidade 

Curso Maker Tech
Teen

É a versão do Curso Maker direcionada aos alunos na faixa etária de 10 a 16 anos. Nesta abordagem, ainda que presente a ludicidade, é possível ensinar de forma mais teoricamente embasada. Permitindo assim, o desenvolvimento de projetos mais complexos, com maior integração de componentes e interconexão de circuitos e softwares diferentes para desempenho de procedimentos encadeados. Esse ensino permite ao aluno uma maior liberdade de criação e autonomia para desenvolvimento de seus projetos por conta própria.

20%

Mensalidade 

Curso Maker Tech
Adults

Este curso é voltado para adultos que desejam ser capazes de criar, atualizar e montar seus próprios projetos. Neste curso são abordados temas de eletrônica, programação, impressão 3D e prototipagem. A etapa de prototipagem permite a conversão em realidade de ideias de projeto, explicando como escolher e trabalhar com diferentes materiais e o ferramental necessário para o mesmo. A duração deste curso é de 20 aulas, com um enfoque bastante prático e um projeto final a ser apresentado na sua conclusão.

20%

Mensalidade 

Kids

1. Introdução geral

Nesta aula será realizada uma dinâmica e um projeto simples para apresentar os primeiros conceitos Às crianças.

 

2. Programação aplicada

  • Scratch

  • Conceitos de lógica de programação

A programação é a forma de fazer um controle inteligente de um sistema eletrônico para que ele interaja com o ambiente ao redor executando as funções definidas pelo Maker. Este tópico é ensinado às crianças por meio de brincadeiras, jogos e projetos que englobam os principais conceitos e lógicas utilizadas na programação formal.

 

3. Eletrônica Conceitual

  • Conceitos de Física

  • Eletricidade básica

A eletrônica permite o controle e a compreensão de como integrar os diferentes sensores e equipamentos para o desenvolvimento de um projeto funcional. A criança vai aprender os principais conceitos físicos da eletrônica e montar pequenos projetos onde observarão didaticamente o funcionamento da teoria no mundo real.

  

 

 

4. Mecânica Conceitual

  • Conceitos Simples

  • Sistemas simples

 

Esta parte se destina a ensinar às crianças os principais conceitos de mecânica presentes nas atividades maker. Eles ajudam na compreensão e no dimensionamento intuitivo de alguns elementos em projetos.

 

 

5. Robótica

  • Robótica básica por blocos

  • Sensores

  • Atuadores

  • Projetos

 

A robótica se destina a permitir que a lógica de programação se torne realidade, transformando o código criado pela criança Maker em movimentos, luzes, sons por meio de motores, buzzers(alto falantes) e outros meios de saída. Este tópico ainda engloba sensores, que permitem perceber características do ambiente para o desenvolvimento de interações mais elaboradas.

A robótica básica por blocos permite à criança interagir com o ambiente e controlar o robô utilizando os conceitos de programação. Por meio dela serão realizados projetos onde a criança Maker vai aprender a sua integração com os conteúdos ensinados anteriormente.

 

 

6.  Impressão 3D

  • Modelagem básica

 

A impressão 3D permite a grande vantagem de transformar objetos imaginários em realidade, por meio da modelagem dos mesmos em um software e sua impressão. Nesta etapa o aluno irá aprender a modelar objetos simples, configurar sua impressão e realizá-la.

 

Ementa

Bateu curiosidade?

Fale com a gente

Sede Administrativa

Rua General Canabarro, 485

Bloco C - Térreo - IETEC

Maracanã – Rio de Janeiro/RJ

Sede Educacional

Rua Mariz e Barros, 479

Sala 06 - Sobrepiso

Tijuca - Rio de Janeiro/RJ

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento

Av. Nossa Sra. da Glória, 2975

Sala 02 - 3º andar

Cavaleiros -  Macaé/RJ

contato@umaker.com.br

 

 

(21) 3284-5658

(21) 98602-7404 

 

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
Whatsapp-logo.PNG