Como podemos preparar nossas crianças, adolescentes e adultos para o mundo atual? Esse é um dos desafios mais importantes na área da educação. O avanço de tecnologias como: inteligência artificial, automação, robótica, entre outras, deslocará trabalhadores de seus atuais postos de trabalho e, ao mesmo tempo, criará oportunidades inimagináveis para aqueles que as conheçam e as dominem.

Uma das formas de preparar a geração atual para os desafios futuros é através da familiarização com estas tecnologias fazendo com que o quanto antes o conhecimento esteja disponível para ser utilizado como ferramenta para construir através de sua criatividade.

O movimento maker é usado como base para a concepção de atividades para a introdução das novas tecnologias e da programação como uma ferramenta interdisciplinar na educação. O movimento maker é uma extensão do movimento tradicional do-it-yourself, adicionando robótica, programação, fabricação digital, entre outros, incluindo técnicas, ferramentas e materiais, anteriormente apenas disponíveis para organizações e instituições maiores.  

Há alguns anos atrás, para uma pessoa criar um circuito ou processar informações era necessário estar dentro de uma empresa de pequisa para dispor de equipamentos que somente uma indústria era capaz de comprar. Para criar um produto, mesmo que sem tecnologia, era necessário dominar atividades como marcenaria, ferraria ou saber operar e ter acesso a equipamentos como torno ou fresadeira mecânica. Desta forma, a ideia de um novo produto ou mesmo uma solução simples para uma necessidade individual eram inacessíveis à população em geral. Com as tecnologias disponíveis atualmente para o consumidor comum, é possível utilizar uma impressora 3D para imprimir suas próprias ideias e embarcar neste produto eletrônica ou computação por meio do Arduino ou Raspberry Pi. Assim, criar um novo produto passou a estar à disposição de qualquer um que domine as tecnologias necessárias.

Além da vantagem para criar protótipos de ideias, o avanço tecnológico permitiu também uma revolução no ensino e em muitas áreas profissionais. Com a explosão tecnológica que vem ocorrendo ano após ano, entender os conceitos de programação e robótica se mostra como uma necessidade para aqueles que querem se manter no mercado ou entrar nele bem preparados. Assim, a educação infantil tecnológica já se mostra como uma demanda do mundo em transformação.

Nas últimas cinco décadas, vem crescendo o número de plataformas que ensinam crianças a programar e criar jogos no computador. Logo, Alice, Tynker, Scratch e Kodu são exemplos destas ferramentas de ensino de programação para crianças. De forma semelhante, ferramentas educativas para aprendizagem de eletrônica e de mecânica vêm sendo desenvolvidas pelo mundo. Plataformas como Lego Education, Little Bits, Snap Circuits e Arduino fazem a interface com a eletrônica e Strawbees e Lego fazem a interface com a mecânica. Esses tipos de ferramentas educativas nas aulas possui o objetivo de aumentar a curiosidade das crianças em relação às tecnologias, fazendo com que eles sintam confiança em criar e não somente usá-las de forma passiva.

Desta forma, a Umaker oferece cursos de tecnologias novas e em grande expansão nas áreas de eletrônica, programação e robótica. Nosso ensino não se resume apenas ao conhecimento necessário ao mercado, como um curso técnico tradicional. A metodologia da Umaker visa ensinar os conteúdos de cunho técnico de forma aliada ao pensamento de solução de problemas e projetismo por meio do Pensamento Computacional. Este novo termo  é  a capacidade criativa, crítica e estratégica de identificar e resolver problemas colaborativamente. Assim, o Pensamento Computacional permite através de passos claros, que uma pessoa ou uma máquina possa identificar e resolver problemas eficazmente. Sendo assim, nossos cursos focam a capacidade de resolução de problemas como um todo, conhecimento e visão aplicáveis não só na área tenológica, mas em todas as áreas de conhecimento. Entre em contato conosco e venha nos conhecer!

Bateu curiosidade?

Fale com a gente

Sede Administrativa

Rua General Canabarro, 485

Bloco C - Térreo - IETEC

Maracanã – Rio de Janeiro/RJ

Sede Educacional

Rua Mariz e Barros, 479

Sala 06 - Sobrepiso

Tijuca - Rio de Janeiro/RJ

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento

Av. Nossa Sra. da Glória, 2975

Sala 02 - 3º andar

Cavaleiros -  Macaé/RJ

contato@umaker.com.br

 

 

(21) 3284-5658

(21) 98602-7404 

 

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
Whatsapp-logo.PNG